domingo, fevereiro 08, 2009

Redescobrir

Tinha ideia que tinha sido há bastante tempo. Que um dia escrevi a Carlos Narciso. E que ele me respondeu. Simpaticamente a agradecer e a dizer que era sempre bom receber o feedback dos seus leitores. Durante muito tempo guardei este mail. Não fosse o hotmail há uns anos ter feito um delete fatal (e total) à minha caixa, e ainda hoje o tinha. Enviei-lhe um mail a dar os parabéns pela reportagem que tinha acabado de ver sobre o povo Nuba. Deve ter sido mais ou menos há 10 anos. Pelo que consta. Lembro-me quase bem da reportagem. Pelo menos sei o que mais me impressionou. Aquele povo, oprimido pelo exército, vivia refugiado nas montanhas, completamente isolado. Mas o que me impressionou foi mesmo o cuidado que tinham com a educação das crianças. O mais importante, diziam eles. Parece que ainda hoje vejo as imagens da reportagem de CN com as crianças a aprender. Foi isso: a importância que a educação tinha para aquele povo. Apesar da miséria e do risco que corriam. Muitas vezes me lembro disto. Há dias incertos que me tentava lembrar do nome deste povo, de que me lembro tantas vezes. E foi hoje. Tinha descoberto o blog mais recente do CN há uns tempos e, na altura, o nome não me aparecia. Hoje ao abrir o blog, lembrei-me: Nuba. Aqui está. Há tanta coisa que se lê sem importância nenhuma. Já neste blog, há muita coisa a ler e a aprender.

Sem comentários: