sábado, maio 24, 2008

Novos mundos, novos hábitos

"Há, todavia, nas praxes académicas coisas que não acho nada bem. Está em tribunal o caso de uma aluna da Escola Agrária de Santarém que foi besuntada com excrementos de suíno e, depois de ter sido vítima de sevícias sexuais, pendurada, de cabeça para baixo, em cima de um penico. Não acho bem que o julgamento, com sentença prevista para fins de Maio, tenha demorado cinco anos. E também não acho bem que o Ministério Público só tenha pedido uma “pena simbólica” para os seis energúmenos." escreveu Carlos Fiolhais há uns tempos aqui.

Os sete membros da Comissão de Praxes da Escola Superior Agrária (ESAS) foram esta sexta-feira condenados pelo Tribunal de Santarém a multas entre os 640 e os 1.600 euros, pelo “sofrimento” que a aluna Ana Francisca sofreu. "Estou farta das coisas não se mexerem" disse a ex-aluna que declarou estar satisfeita com a decisão, considerando que deu o seu contributo para que outros denunciem os casos graves que acontecem noutros estabelecimentos de ensino.

Esta condenação é muito relevante, digo eu. Eu, que não simpatizo nada com praxes académicas. Sempre achei que há formas civilizadas de se receber os novos alunos. Já pensava enquanto estudante, continuo na mesma, agora do outro lado. Todos sabem do que falo, e os que continuam desse lado, teimosamente, um dia destes verão o fim da festa. Continuo a ouvir berros, palavrões, e a ver abusos, submissões, vergonhas, embaraços, humilhações e muito mal-estar. No meu tempo era um sacrilégio não querer ser praxado (dizem-me alguns que continua a ser), e eu, por isso mesmo, fui parar à lista negra. Felizmente, hoje vejo alguns alunos a não tolerar tudo isto. Mas isto está longe de acabar. Infelizmente, digo eu. Julgamos ser tão civilizados, logo nós, os letrados.

Sem comentários: