sábado, agosto 28, 2004

Espírito Olímpico

As tristes figuras com que nos brindaram os nossos famosos, e charmosos, jogadores de futebol, primeiro nos jogos olímpicos e depois na Bélgica, vieram em boa hora! Este monumental desencanto arrastou consigo um monumental encanto por outras, tão dignas, modalidades. Finalmente o nosso requintado tempo direccionou-se para os atletas a sério. Os olímpicos! E, lamentavelmente, os esquecidos.
Fez bem ver o puto, como lhe chamam, Emanuel, a lutar por algo em que acredita (canoagem), e que, perceptivelmente, gosta de fazer. Foi bonito, depois de uma das provas de apuramento, depois de sentirmos que, visivelmente, deu tudo que tinha, vê-lo e ouvi-lo a dizer, mais ou menos isto, ao jornalista: apalpe aqui e veja como tenho os braços inchados, veja como estou…que cansaço! Parabéns!
Fez bem, claro, ver Francis ganhar uma medalha, mas também vê-lo tentar, com todo o esforço, ganhar outra! Deve ter sido obra estar ao lado daqueles, principalmente, americanos… cada qual no seu melhor! Grande rapaz! Parabéns!
Fez bem ver a corrida de Rui Silva… e a sua satisfação no final! Grande corrida! Hoje, na Visão, vi e li os seus anteriores feitos… é inacreditável como não se dá o mínimo relevo a estes atletas, se não tivesse ganho nada, continuávamos a desconhecer os seus títulos… Parabéns!
Fez bem ver Carla Sacramento, esgotada de tanto esforço na tentativa de chegar a uma final. Este é o espírito olímpico. Como ela mesma disse não recebeu nenhum convite para estar em Atenas. Apenas mérito. Parabéns!

Muito me agradaria ver todos estes atletas, merecidamente, a fazer capas e páginas e páginas de diários, semanários, revistas e afins, em detrimento dos nossos queridos futebolistas…. Ai se eu mandasse!
As medalhas são para quem, de facto, é melhor do que os outros. Mas o esforço, mesmo sem estas, é bonito de se ver! LR

Sem comentários: