terça-feira, outubro 30, 2007

Já não é a primeira vez que me acontece

Oiço nas notícias por estes dias que os alunos a partir de agora não vão chumbar por faltas. Paulo Portas aproveita a deixa para mostrar a sua indignação. Desconfio.
Acabo de ouvir a ministra da educação em directo. Ana Lourenço fica sem argumentos. Eu? Fico convencida, em poucos minutos, que esta até pode ser uma boa medida. A ministra pode ter muitos defeitos, mas tem o dom de, ao explicar, convencer. Não há dúvida que fiquei com outra perspectiva desta medida.

2 comentários:

Eduardo Moura disse...

Estreio-me a comentar os teus posts.
Suponho que essa medida se enquadre no estatuto do aluno, que ainda nao li, mas que o farei em breve. Nao ouvi as os argumentos da ministra, nem sei quais sao os argumentos a favor desta medida, mas eu discordo. Este tipo de medidas ajuda as estatísticas sobre a educacao, mas muito pouco as pessoas e o progresso do país como todo.
Mas vamos aos argumentos. Já é difícil segurar os alunos com dificuldades nas escolas, e dar-lhes este mecanismo de fuga nao ajuda nada, pois promove o absentismo e demonstra que nao há necessidade do espaco escola para a aprendizagem. Mais, reforca a ideia que nao interesse se eles aprendem ou nao o que interessa é que eles progridam. É difícil pensar como os reter no espaco da escola, mas isso sim seria benéfico.
Como tu mencionaste num post anterior, os alunos que entram para as universidades com médias mais elevadas, fazem-no sem grandes testes às suas capacidades e sem os conhecimentos básicos necessários para o curso que frequentam. Mas esses depois vingam na vida, porque nas universidades sao obrigados a se esforcarem mais.
Mas aqueles que nao chegam a frequentar cursos superiores, ou alinham em cursos que matém essa política de facilitismo, para onde vao? Como disse no inicio, ainda nao li o estatuto do aluno, portanto pode ser que esta medida se enquadre em algo maior, mas pelos indícios que tenho, nao me parece.
(sobre esta proposta da ministra recomedo-te a leitura do post de JoaoMiranda no Blasfémias intitulada Dissuasao 30.10.07)
Deste teu (agora) fiel leitor

Desabafosescritos disse...

Obrigada pelo comentário. Antes de responder, já agora, vou tentar ver a entrevista que a ministra vai dar amanhã na RTP1 à Judite de Sousa.
Cumprimentos,
LR