quarta-feira, maio 28, 2008

Tão previsível

Sorriso de Paul McCartney eleito o mais sexy aqui.

terça-feira, maio 27, 2008

Até já gostei do Real Madrid

Há uns anos, estava o Figo há mais ou menos um ano no Real Madrid (é só fazer as contas), fui vê-lo a jogar contra o Deportivo da Corunha. Fui a Madrid por outras razões, mas este foi o grande acontecimento do fim-de-semana. O estádio estava a abarrotar, e os fãs de Figo por todo o lado. Foi fantástico. Lembro-me bem que o Real ganhou. Lembro-me bem daquele golo que Raúl marcou após corrida-passe de Figo. Toda aquela gente, naqueles instantes a seguir ao golo, não se lembraram do goleiro, mas sim de Figo. E o eco das suas vozes no estádio foi estrondoso, esmagador. Que bonito, para nós que ali calhámos de estar. Ver e ouvir esta admiração pelos nossos jogadores. Muda tudo, tudo. Não me dou bem com as pessoas que dizem mal do Figo. A minha negação é lembrar-me, além de tudo o resto, deste jogo de Madrid, de um jogo que vi da selecção em que Figo liderou de tal forma a equipa que para mim se tornou inesquecível, e de quando, há uns anos na Rússia, os vendedores de rua me diziam: " Portugalo... I give a discount for Figo". Bem, não me apetecia nada ir ver o Ronaldo a Madrid. A propósito disto.

Em 1969 Ella Fitzgerald cantava "One note Samba" também assim...

...e lá está. Isto é daquelas coisas que só é bom se for feito assim...

Michel Preud'Homme

Podia começar hoje uma série de homenagens a grandes jogadores do Benfica, além dos nossos, dos habituais, este é, sem dúvida, um dos maiores. Lembrei-me hoje dele porque, agora é treinador e vai deixar um clube para ir para outro (da mesma liga, pelos vistos). O meu amigo António deve ter boas memórias... como eu.

Lura - Raboita Di Rubon Manel

Entendo meia dúzia de palavras (a bem correr) mas gosto disto.

domingo, maio 25, 2008

Blá blá blá...

Só mesmo o Mourinho para dizer que a época do Chelsea foi "muito má".

Desacordo

Ferreira Leite e Passos Coelho querem fim do SNS gratuito. Segundo a ex-ministra das Finanças, «aqueles que têm muitos recursos não usam esse mau serviço, pagam impostos para manter esse serviço e simultaneamente tornam a pagar o serviço porque vão aos serviços privados». Para quem se dizia preocupada com o "social" do país, esta defesa surpreende. Todos sabemos que o "gratuito" deixou de ser gratuito há já algum tempo. Claro que há quem defenda esta solução com o argumento de que, com ela, se está precisamente a pensar nos mais pobres. MFL ainda diz: «Uma coisa é o SNS ser um bom serviço, de qualidade, prestado às pessoas que não têm outro tipo de recursos; outra coisa é ser um serviço que acaba por ser mau para todos». Mas, se os mais endinheirados vão à privada, este "mau" serviço não lhes é prestado. É evidente que há muito a fazer no SNS, mas, como dizia há uns tempos um amigo meu, eu sou socialista precisamente porque sei que há sempre gente que vai precisar de ajuda, que nunca irá ter uma oportunidade e que depende destes serviços tendencialmente gratuitos. Se não contribuirmos todos o que será deste SNS? Retirar os que mais podem é a solução?

sábado, maio 24, 2008

Última hora

Notícia de última hora: Paulo Portas foi a Badajoz saber os preços da gasolina. Foi ver o que já sabia, comenta o jornalista na reportagem.

Vânia Fernandes (Senhora do Mar)

E agora a nossa, que só hoje ouvi. Tem bastante do nosso fado, não? Hoje foi uma grande interpretação. Não se pode pedir mais.

Spain Eurovision 2008 (Rodolfo Chikilicuatre)

E este som? Familiar, não? Os nossos outros compadres representaram-se assim... já não me lembrava de como isto é divertido...

FRANCE EUROVISION 2008 (SebastienTellier)

Isto tem qualquer coisa de "The The", não? Os nossos compadres representaram-se assim... é verdade, hoje, após 10 anos(?)de ausência, estou por aqui a ver isto...

Novos mundos, novos hábitos

"Há, todavia, nas praxes académicas coisas que não acho nada bem. Está em tribunal o caso de uma aluna da Escola Agrária de Santarém que foi besuntada com excrementos de suíno e, depois de ter sido vítima de sevícias sexuais, pendurada, de cabeça para baixo, em cima de um penico. Não acho bem que o julgamento, com sentença prevista para fins de Maio, tenha demorado cinco anos. E também não acho bem que o Ministério Público só tenha pedido uma “pena simbólica” para os seis energúmenos." escreveu Carlos Fiolhais há uns tempos aqui.

Os sete membros da Comissão de Praxes da Escola Superior Agrária (ESAS) foram esta sexta-feira condenados pelo Tribunal de Santarém a multas entre os 640 e os 1.600 euros, pelo “sofrimento” que a aluna Ana Francisca sofreu. "Estou farta das coisas não se mexerem" disse a ex-aluna que declarou estar satisfeita com a decisão, considerando que deu o seu contributo para que outros denunciem os casos graves que acontecem noutros estabelecimentos de ensino.

Esta condenação é muito relevante, digo eu. Eu, que não simpatizo nada com praxes académicas. Sempre achei que há formas civilizadas de se receber os novos alunos. Já pensava enquanto estudante, continuo na mesma, agora do outro lado. Todos sabem do que falo, e os que continuam desse lado, teimosamente, um dia destes verão o fim da festa. Continuo a ouvir berros, palavrões, e a ver abusos, submissões, vergonhas, embaraços, humilhações e muito mal-estar. No meu tempo era um sacrilégio não querer ser praxado (dizem-me alguns que continua a ser), e eu, por isso mesmo, fui parar à lista negra. Felizmente, hoje vejo alguns alunos a não tolerar tudo isto. Mas isto está longe de acabar. Infelizmente, digo eu. Julgamos ser tão civilizados, logo nós, os letrados.

sexta-feira, maio 23, 2008

Inspiração

Esta pintura (cliquem sobre a imagem para a ver melhor), cheia de vida e movimento, é uma beleza. Só podia ser deste amigo, sempre tão inspirado. Escolhi esta, porque logo me fez pensar em coisas boas. Em cor, em corrida, em brincadeira, em passeio, em céu, em vida. Azul, que tanto podia ser céu, como mar. Uma beleza, este céu-mar de azul.

quinta-feira, maio 22, 2008

Continua a ser um delírio, contudo.

Diz-me um anónimo, em forma de comentário, que atribuí indevidamente o que transcrevi no post anterior a FNV. Tem toda a razão. Falha minha. Desatenção. Na verdade, quem tem lido FNV sabe que podia ter sido ele a escrever aquilo. Mas, de facto, não foi. E aqui fica a rectificação. Foi PC (Pedro Caeiro), que não faço ideia quem seja. De qualquer forma, mantenho tudo o resto. Obrigada pelo reparo, contudo.

Delírios

"Manuela Ferreira Leite é o pai por que tantos ansiavam desde que Cavaco Silva se eclipsou de S. Bento. Austero mas justo, rigoroso mas racional, exigente mas capaz de reconhecer o esforço. Mostrando até, a espaços, uma surpreendente e finíssima veia de sensibilidade, como ontem, quando asseverou, sincera, que o problema de Portugal é - quem diria - ... "social". Assim, para além de continuar a disciplinar as contas desta cambada de perdulários em que nos tornámos, o pai completa a sua figura com a indispensável dimensão da providência. Todos seremos seus filhos, poupados, trabalhadores e comedidamente felizes."
Já sigo há algum tempo o que vai dizendo aqui Filipe Nunes Vicente. Fico pasmada com esta paixão descontrolada (surreal) por Ferreira Leite. Os bons, por vezes, também deliram. Então esta última frase...

quarta-feira, maio 21, 2008

Fado e não só

Alguém, que sabe que gosto muito de fado, diz-me que este trabalho é muito bom. Do que ouvi, no sítio do costume, gostei.

Há momentos

«Este podia ter sido o pior dia da minha vida» disse Ronaldo, no final do jogo. Antes para o Terry do que para o Cristiano, digo eu. Foi uma final com muita emoção, como sempre se deseja. Acabou por correr bem para quem, como eu, estava a desejar que a taça fosse entregue ao Manchester. Por tudo. Pelo futebol, pelo Ronaldo, por todos os jogadores. Por tudo que representa este clube, que tanto me agrada. Pelo Ferguson, Queiroz, Charlton, e mais e mais...

terça-feira, maio 20, 2008

Elegâncias

Memórias de um beijo

A saudade enrosca-se em mim. Daninha. Vagarosa. Apaixonada. Tal beijo memória.

segunda-feira, maio 19, 2008

Centralidades

Espero que meninos como este não estraguem a festa. Só espero trabalho, o resto logo se vê.

Aging

Giorgione - The Three Ages of Man

Será que só faz falta quem lá está?



domingo, maio 18, 2008

Continuo a ver Roma

“Portrait of a poetess (the poetess of Pompeii)”, 1 st century a.c. - Mural - Archaeological Museum, Naples.

Preciosidades

In 1905, at the age of 24, Pablo Picasso painted "Boy with a Pipe" soon after settling in Montmartre, France. It is an oil-on-canvas painting, which depicts a local boy who regularly visited Picasso's Montmartre studio, holding a pipe in his left hand and wearing a garland of flowers. It was sold on May 5, 2004, for $104,168,000 at Sotheby's, shattering the record for an auctioned painting. THE MOST EXPENSIVE PAINTINGS EVER SOLD.

terça-feira, maio 13, 2008

Com umas horas de atraso...

"Fomos todos notificados pelo Correio da Manhã", disse Pinto da Costa. Apesar de tudo, o raio do homem continua a ter graça.

segunda-feira, maio 12, 2008

Bem merecido

Parabéns ao Manchester e ao Cristiano!

domingo, maio 11, 2008

Um parêntesis nesta emoção toda com o Rui Costa. Mas o Paulo Sousa está bonito que se farta.

"Nada supera a felicidade que eu tenho em acabar a carreira no Benfica".


As lágrimas de Rui Costa

Volto a este video porque, especialmente hoje, diz muito da admiração que tenho por Rui Costa.

Guernica a 3D

Por sugestão do Eixo do Mal.

sábado, maio 10, 2008


Talvez nem sempre

Talvez. Saudade. Talvez. Talvez do que lá vem. Talvez do que desejo. Talvez dos teus agrados. Nem sempre verbos. Nem sempre atentos. Nem sempre sós. Mas mesmo assim. Talvez saudade. Saudade, sim. De ti.

sexta-feira, maio 09, 2008

quarta-feira, maio 07, 2008

Amy Winehouse - Love Is A Losing Game

O que nos chega desta rapariga é uma vida perturbada com violência, drogas e álcool. Trágico. Cantaria da mesma forma se assim não fosse? Fora o romantismo, ao ouvi-la, até apetece padecer de mal de amar.De prisão em prisão vamos lá ver se cá chega no final do mês.

terça-feira, maio 06, 2008

Certezas

Sempre achei que há pessoas assim e outras não. As sentimentais e as racionais. Literalmente. As que têm coração, e as que não. A bondade sempre me tocou. Deve ser a primeira coisa que me atrai, e me faz gostar, de alguém. Não há muitas destas pessoas. Boas. No fundo, se pensar nas pessoas que andam à minha volta, é assim que as vejo. E gosto daquelas em que vejo, e sinto, bondade. As pessoas que não me agradam são do outro tipo. Tenho esta certeza. Às pessoas boas tudo se vai perdoando, até o mau feitio.

Sarah Vaughan: I Can't Give You Anything But Love

Musicophilia (Tales of Music and the Brain) de Oliver Sacks, é o livro que vou lendo, e que tem tudo a ver com estas músicas...

Dead Combo - Putos a Roubar Maçãs

Para quem ainda não conhece. Eu conheci há dias.

sábado, maio 03, 2008

Coisas que moem

São melhores os pais que abandonam os filhos, do que aqueles que ficam com eles, diz-me uma amiga psiquiatra. Eu repeti a frase, pensando. Depois lembrei-me que está, por tempo definido, na pedopsiquiatria. E percebi.

Provincianismos

Esta notícia é notícia? Só para quem não sabe de nada. Pois é. Eu confesso que já pedi uma aspirina. Pela resposta que me dão, e após ler esta notícia, parece ser mais fácil pedir outras coisas.

Este mês de Maio

Sempre gostei de Madredeus. Não sei porque é que nunca os vi. Também não sei as vezes que, em tempos, ouvi a música "Haja o que houver". Dos artistas de Abril, gosto de Zeca Afonso, Sérgio Godinho, José Mário Branco. É sempre com agrado que se ouve Teresa Salgueiro.

sexta-feira, maio 02, 2008

Há dias

Chego, desta forma, ao fim-de-semana. Não sei se é cansaço. Para acabar a semana, ainda tenho um jantar para festejar um aniversário. Vai custar, mas tem que ser.