terça-feira, outubro 30, 2007

Amadeus - Mozart and Salieri

Um dos favoritos.

Já não é a primeira vez que me acontece

Oiço nas notícias por estes dias que os alunos a partir de agora não vão chumbar por faltas. Paulo Portas aproveita a deixa para mostrar a sua indignação. Desconfio.
Acabo de ouvir a ministra da educação em directo. Ana Lourenço fica sem argumentos. Eu? Fico convencida, em poucos minutos, que esta até pode ser uma boa medida. A ministra pode ter muitos defeitos, mas tem o dom de, ao explicar, convencer. Não há dúvida que fiquei com outra perspectiva desta medida.

Ney Matogrosso - Poema

Desculpem a qualidade do video mas foi assim que o vi em Junho de 2006 no coliseu.

Yes - Owner of a Lonely Heart

Uma música favorita, de outros tempos.

Fiona Apple, Get gone

Para quem ainda não conhece.

Paco de Lucia

Vi há uns anos Paco de Lucia em concerto. Momentos que ficam. Aqui interpreta "Concerto de Aranjuez".

segunda-feira, outubro 29, 2007

domingo, outubro 28, 2007

A minha equipa


No final do jogo: "Foi uma vitória à Benfica" disse Luisão. "Espírito de trabalho e sacrifício valeu a vitória" disse Camacho. Eu também gostei. Mereceram a vitória. Mais uma vez.

Manifestações

Gostava de ver manifestações a favor da Casa Pia. Isto é, das crianças. Vemos sindicatos, partidos (PCP, principalmente) mães, pais, grávidas, militares, policias, gays, lésbicas em manifestações. A escola, a urgência, os salários, a idade da reforma, os “direitos adquiridos”, as portagens, o aborto, o tratado, o casamento, são vários os motivos. Não digo que não sejam legítimos. São. Mas sejamos honestos. A maior parte das vezes, as pessoas saem de casa quando os seus próprios interesses são ameaçados. Onde anda esta gente toda quando se ouve falar dos abusos na Casa Pia? Isso não os incomoda? Não será motivo suficiente para vir para a rua? Que raiva! Quem ajuda aquelas crianças?

sábado, outubro 27, 2007

Tarkan II

Tarkan

Descobri esta pérola há uns anos na Turquia.

Exigência

Em conversa com os alunos revelam-me que muitos deles não tiveram a disciplina de química no 12º ano. Tiveram a possibilidade de escolher psicologia, por exemplo. Com alguma graça, um dos alunos diz-me que o 12º ano é um ano demasiado fácil, em que a maior parte do tempo não fazem nada, e que, também por isso, chegam mal preparados à faculdade. Na realidade, quando frequentava este mesmo ano, já lá vão uns tempos, a visão que tinha, e que era geral, penso eu, não tinha nada a ver com isto que agora me contam.
Fico a pensar que, por este andar, talvez nos apareçam alunos com disciplinas de teatro, dança e afins a ingressar no curso de medicina. Questiono estas opções e, sem explicação aparente, temo que as coisas não estejam a ser bem pensadas. Isto é, mudaram as regras de ingresso num curso sempre tão concorrido porquê? Se fosse para aumentar o grau de exigência até compreenderia, mas não é o caso, pois não?

Melhores dias virão

Cinque Terre, Itália.

quinta-feira, outubro 25, 2007

quarta-feira, outubro 24, 2007

terça-feira, outubro 23, 2007

segunda-feira, outubro 22, 2007

domingo, outubro 21, 2007

O dia mais triste deste blog

Morreu um amigo.
Doloroso escolher palavras.

Pensar a investigação

James Watson (um dos pais do DNA), premiado com o nobel de medicina em 1962, foi afastado do laboratório onde trabalhava em Nova Iorque desde 1948, por declarações racistas.
Enquanto ouvia esta notícia outro pormenor me surpreendeu. Que este senhor é o presidente do conselho científico da Fundação Champalimaud. Tem 79 anos. Questionei, em tempos, o prémio anual que esta fundação criou a nível internacional. Um prémio que rivaliza com o nobel. Preferia não ter razão. Quando comparamos os nossos recursos com o de outros países (USA no topo) chegamos rapidamente, e sem esforço, à conclusão que este prémio não foi criado a pensar em nós. A concorrência é desmesuradamente desleal. Questiono também as áreas prioritárias de investigação a que se vai dedicar em Portugal. Não temos já excelentes centros na área do cancro e das neurociências?

A minha equipa

Camacho dizia que queria saber como era a equipa sem Rui Costa. Agora já sabe.

sábado, outubro 20, 2007

Diego Maradona... 1986

O meu preferido.

Só para quem gosta

Coração independente

Quando vejo este enorme coração (independente) encarnado penso em amor, em alma, em gente, em Amália, em Portugal. Gosto muito desta peça.

sexta-feira, outubro 19, 2007

Verano Azul

Esta música soa a férias. Tal como a série.

Caetano Veloso - Fale com Ela - Talk to Her

Caetano em harmonia com Almodovar

quinta-feira, outubro 18, 2007

Comentários

Dois ilustres companheiros destas redes, A. Tapadinhas e Vieira Calado têm visitado o meu blog e, de quando em quando, deixam-me um comentário simpático. A ambos agradeço. O gesto e o interesse. Eu, também os vou seguindo de longe com gosto.

Recantos a descobrir


quarta-feira, outubro 17, 2007

Encanto

Por estes dias andei por Itália. Todos os sítios têm gelatarias irresistíveis. Numa das vezes que fomos, mais uma vez, deliciar-nos com um excelente gelado, diz uma das minhas amigas à saida da gelataria: "Raios os partam. Até o homem dos gelados me encanta!"
Pois é. Itália.

Viagem turbulenta

Voltei. Cheguei finalmente a casa. Estou exausta.
Apesar de terem cancelado o voo sem qualquer aviso prévio, acabei por vir hoje. Parecia impossível, mas o destino ajudou.

segunda-feira, outubro 08, 2007

sábado, outubro 06, 2007

A mulher falcão (Ladyhawke)

Ontem, sem contar, no Canal Hollywood, apanhei um restinho deste filme. Talvez um dos primeiros filmes de que tenho memória. Fiquei cheia de saudades.

sexta-feira, outubro 05, 2007

16 e 9 milhões de euros

Rosa Veloso quase em directo de Madrid acaba de dizer, a propósito do aparente descontentamento de alguns espanhóis (os mais jovens ?) com a monarquia, em tom de escândalo, que o governo espanhol transfere para a monarquia 9 milhões de euros e o governo português para a presidência 16 milhões. What’s the point?

Fair Play

Um artigo divertido de Vasco Lobo Xavier no Mar Salgado.

quinta-feira, outubro 04, 2007

Ciao Valentino

Hoje, em Paris, mostrou a sua última colecção.
Para além dos red dresses, fica muito glamour...

Aqui se escolheram estes acessórios que por estes dias chegam às lojas



Sandália Hi-Tech de Balenciaga
Mechanized Flower Ring para Dior

quarta-feira, outubro 03, 2007

Gooooooooooooolo

Se pensarmos que o objectivo do futebol, do jogo, é marcar golos, fico a pensar como serão os treinos do Benfica. Camacho diz que o que falta é marcar golos. Pois.

A minha equipa

Depois de ver o jogo do Benfica fico com a impressão que nem a trabalhar noite e dia, Camacho consegue que estes jogadores formem uma equipa. Alguns talentos (?), algum suor, Rui Costa e Katsouranis. E a equipa?
Nuno Gomes veio queixar-se, em tempos idos, que a equipa precisava de tranquilidade. Tudo mudou. Começou um novo ciclo. E agora, que falta?
E o FCP? Não vi o jogo. Quando acabou o jogo do Benfica mudei para a SporTV2. Vi o golo. Aos 91min e 3o e tal segundos. Sorte de campeão.

Ainda pelo futebol... Trio d'Ataque

Rui Moreira tem razão quando diz que foi de mau gosto o Benfica, como Instituição, ter passado no intervalo do derby um trailer do filme Corrupção. Concordo. Mas, já agora, também muito feia é aquela música sobre o SLB que os Superdragões têm no seu disco. De péssimo gosto. Não?

Pedro Vasconcelos hoje no programa escolheu Barrigana (antigo guarda-redes do FCP que faleceu por estes dias) para o topo das suas escolhas. Esta escolha mostra como este senhor gosta de futebol e despe muito bem o seu clubismo. Gostei. Os mais atentos sabem que, na grande grande maioria dos casos, neste programa, as escolhas são feitas com o coração colorido, e, com raríssimas excepções, todos escolhem jogadores ou treinadores do seu clube.

Rui Oliveira e Costa diz que Moutinho não fez penalty sobre o Freddy Adu. Enfim, é o costume. Os outros até podem ser duvidosos. Mas este? Esquece-se que o jogo já acabou.

terça-feira, outubro 02, 2007

Regina Spektor - Samson

Para quem ainda não conhece...

Cinema de amor by Claude Lelouch

Conheci este video pela mão do EstranhoAmor. O título também lhe pertence. Façam como ele diz: vejam até o fim!

segunda-feira, outubro 01, 2007

Jogar futebol

Estas coisas da arbitragem... funcionam como uma praga. A meu ver, treinadores e jogadores são maleficamente influenciados por isto.
Faço um apelo aos homenzinhos do futebol: por favor, deixem-se disso, joguem à bola...